Atenção: Ingressos somente online. Clique aqui

Urbia Cataratas iniciam gestão do parque

Consórcio formado entre as empresas será responsável pela gestão turística do atrativo nos próximos 30 anos

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, o maior conjunto de quedas d`água do mundo, realizou nesta quinta-feira, 1º de dezembro, a cerimônia de início da operação da Urbia Cataratas, a nova concessionária da unidade de conservação. O evento, realizado no Centro de Visitantes, contou com a participação de lideranças do trade turístico, autoridades e representantes do governo local e federal.

O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural, passou por uma licitação de concessão em março deste ano. O consórcio Urbia Cataratas foi o vencedor do pregão e, a partir de 1 de dezembro de 2022, assume a gestão de visitação pública da segunda unidade de conservação mais visitada do país.

O novo consórcio — que ofereceu uma proposta de mais de R$375 milhões de outorga ao governo federal — tem como desafio proporcionar um turismo consciente e de qualidade, aliado ao contato das pessoas com a natureza e fomentado pelos valores da conservação, além de promover o desenvolvimento econômico da região. O contrato prevê a prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos, incluindo o custeio de ações de apoio à conservação, proteção e gestão.

De acordo com a Urbia Cataratas, durante os próximos cinco anos da concessão, serão investidos mais de R$ 500 milhões em infraestrutura, operação e novos atrativos para o parque, que recebeu em 2019 (antes da pandemia), dois milhões de visitantes no ano. Está prevista também a aplicação de 6% de toda a receita do parque, ao longo dos 30 anos, em projetos de pesquisa, planos de manejo de espécies, ações de educação ambiental, iniciativas de integração com os municípios do entorno, monitoramento e divulgação.

Atuamos há 20 anos no Parque Nacional do Iguaçu e conseguimos nesse período consolidar o Parque como um dos principais Parque Nacionais do Brasil, com a segunda maior visitação anual. Temos agora o desafio de aumentar a integração dos núcleos de visitação, tornando as experiências mais imersivas dentro do Parque e investir em novas atividades e, por consequência, duplicar o número de visitantes nos próximos anos. Somando a nossa expertise com a da Urbia, temos a convicção que juntos ofereceremos mais entretenimento, educação e iniciativas de conservação”, destaca Pablo Mórbis, CEO do Grupo Cataratas, empresa que ajudou a consolidar o atrativo como referência na conservação da natureza e no turismo sustentável no Brasil.

A Urbia tem como objetivo contribuir para melhorar a experiência dos visitantes do Parque que, hoje, já é um dos principais destinos para turistas brasileiros e de outros países. Por meio da parceria com o Grupo Cataratas, queremos ampliar os serviços existentes no local e seguir em melhoria contínua, criando um ambiente único e integrado com questões de sustentabilidade, que é um dos pilares da gestão de parques da Urbia”, afirma Roberto Capobianco, presidente da Urbia e do Grupo Construcap.

A Urbia Cataratas, criada como sociedade de propósito específico (SPE) – modelo de organização empresarial pelo qual se constitui uma nova empresa com um único objetivo -, será responsável pela gestão dos mais de 95 mil hectares, versus 14,2 hectares, em relação a concessão anterior, e corresponde às áreas das seguintes zonas de manejo: Zona Primitiva, Zona de Uso Extensivo, Zona de Uso Intensivo, Zona Histórico-Cultural, Zona de Recuperação e Zona de Uso Especial.

Sobre o Consórcio Urbia Cataratas
O Grupo Cataratas, principal empresa de turismo sustentável do país, à frente da concessão do PNI desde 1999, é reconhecido pelos serviços voltados ao ecoturismo aos principais Parques Nacionais do Brasil e gestão de atrativos de bem-estar animal. Reúne seis atrativos em Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Fernando de Noronha.  O compromisso com a sustentabilidade e a conservação estão no seu DNA, sendo eleita por três vezes como a companhia mais sustentável na área de Turismo e Hotelaria no Brasil (Revista Exame – Guia Exame de Sustentabilidade).

Criada em 2019, a Urbia, é uma empresa que nasceu com o propósito de valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, possui em seu portfólio quatro contratos de concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país, dentre os quais estão: Parque Ibirapuera, Parque Nacional Aparados da Serra e Serra Geral, Parque da Cantareira e Horto Florestal.

Juntas, as duas principais concessionárias de Parques Nacionais do país, formam o Consórcio Urbia Cataratas, somando experiência em gestão, grandes projetos de engenharia, além da expertise em educação ambiental e sustentabilidade. A concessionária está implementando um projeto robusto, moderno, inspirado nas melhores referências mundiais para encantar ainda mais os visitantes do Parque Nacional do Iguaçu e promover o desenvolvimento econômico da região.

Crédito das fotografias: Marcos Labanca

Urbia Cataratas
www.cataratasdoiguacu.com.br

Acompanhe nas redes sociais:
Instagram
Facebook
Twitter
Telegram

Compartilhe com seus amigos:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Como você avalia este conteúdo?

Você também pode gostar ...