Guia do
Visitante

Que bom ter você por aqui!
Selecionamos informações importantes para o seu passeio no Parque Nacional do Iguaçu:

Horário de atendimento

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, o maior conjunto de quedas d’água do mundo, abre de terça-feira a domingo, das 9h às 16h, seguindo todos os cuidados e protocolos de proteção necessários. Não há restrição de idade para realizar o passeio.

Como chegar ao Patrimônio Natural da Humanidade

Endereço: BR-469, km 18 – Parque Nacional do Iguaçu, Foz do Iguaçu/PR, 85.859-899.

Ingressos

como comprar

Os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu são vendidos exclusivamente on-line, no site cataratasdoiguacu.com.br/ingressos. Você realiza a compra do bilhete com dia e horário para fazer a visita. A aquisição do ingresso está sujeita à disponibilidade de vagas.

Confira a tabela de valores dos ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu/Cataratas do Iguaçu (Brasil):
Clique aqui.

Estacionamento

O Parque Nacional do Iguaçu disponibiliza um amplo estacionamento oficial para os visitantes, com capacidade para 700 veículos, todo sinalizado e com total segurança. O estacionamento está localizado no Centro de Visitantes do parque (link da localização – Google).

Confira a tabela de valores da taxa do estacionamento, serviço opcional no parque: Clique aqui.

Passe Comunidade

Os moradores das 14 cidades vizinhas ao Parque Nacional do Iguaçu possuem 90% de desconto no bilhete. Essa categoria de ingresso também está disponibilizada exclusivamente on-line no site. Mas atenção: os moradores precisam comprovar residência em uma das cidades apresentando o comprovante presencialmente no acesso ao parque. Saiba mais sobre esse benefício: passe-comunidade.

O que fazer no Parque Nacional do Iguaçu? – Atrações

Quem visita o Parque Nacional do Iguaçu se conecta com a natureza em um Patrimônio Natural da Humanidade. As atrações e aventuras que o parque oferece agradam a todos os públicos. É uma aventura completa e imperdível! Confira:

Cataratas do Iguaçu

O tradicional passeio pelas Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas Mundiais da Natureza, começa no Centro de Visitantes, com os ônibus panorâmicos do parque que levam as pessoas até o começo da Trilha das Cataratas.

O caminho é repleto de natureza, em um percurso incrível. A tradicional Trilha das Cataratas possui aproximadamente um quilômetro e meio de extensão e proporciona uma visão ampla e panorâmica do maior conjunto de quedas d’água do mundo, as quais formam as Cataratas do Iguaçu. No percurso, há mirantes de contemplação que permitem uma observação mais perto de saltos estratégicos.

Durante o passeio é possível observar e apreciar detalhes da fauna e da flora do parque. No final da trilha, você tem acesso à Garganta do Diabo, a mais deslumbrante das quedas, com aproximadamente 80 metros de altura.

Passeio de bicicleta

Para realizar o passeio de bicicleta no Parque Nacional do Iguaçu é preciso adquirir o ingresso normalmente, de forma antecipada, no site cataratasdoiguacu.com.br/ingressos.

O Parque Nacional do Iguaçu não oferece o serviço de aluguel de bicicletas. Você pode utilizar a sua própria bike ou contratar os serviços de alguma empresa local. 

Veja como é o passeio de bicicleta no parque: cataratasdoiguacu.com.br/blog/o-passeio-de-bike-no-parque-nacional-do-iguacu/.

Acompanhe as Cataratas do Iguaçu no Instagram: instagram.com/cataratasdoiguacu/.

Restaurante Porto Canoas

Já imaginou apreciar a vista espetacular das Cataratas do Iguaçu, uma das paisagens mais belas do mundo, em um ambiente onde o ar puro da floresta se confunde com aromas únicos de uma cozinha muito especial? 

Esse lugar existe e está localizado no Parque Nacional do Iguaçu, às margens do Rio Iguaçu, no coração das Cataratas do Iguaçu. A casa oferece uma vista singular da parte superior da Maravilha Mundial da Natureza. Estamos falando do Restaurante Porto Canoas, onde você tem à sua disposição uma ampla variedade de comidas, bebidas e sobremesas. A trilha sonora nesse ambiente são os sussurros das Cataratas do Iguaçu. O local também está aberto para a realização de diversos tipos de eventos.

O Restaurante Porto Canoas abre de terça-feira a domingo, das 12h às 16h.

Saiba mais sobre o restaurante das cataratas: instagram.com/porto.canoas/.

Macuco Safari

Com os passeios do Macuco Safari você vive uma verdadeira aventura de barco, com muita adrenalina, pelas corredeiras do Rio Iguaçu, culminando num banho de lavar a alma nas águas das Cataratas do Iguaçu. O Macuco Safari é um dos atrativos imperdíveis para quem visita Foz do Iguaçu.

Para mais informações sobre o passeio de barco, acesse o site: macucosafari.com.br.

Sobrevoo de helicóptero

Sobrevoar o Parque Nacional do Iguaçu de helicóptero, passando pelas Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas Mundiais da Natureza, é uma experiência incrível e transformadora. O passeio é realizado pela Helisul Táxi Aéreo, que já transportou, com segurança e confiabilidade, mais de três milhões de visitantes nessa aventura.

Mais informações sobre o passeio de helicóptero: helisulfoz.com.br.

Hotel das Cataratas

O Belmond Hotel das Cataratas reúne natureza, conforto, luxo e acessos exclusivos ao Parque Nacional do Iguaçu, a qualquer hora do dia. Rodeado por uma exuberante floresta do Patrimônio Natural da Humanidade, o Hotel das Cataratas oferece a melhor hospedagem da sua vida em um dos melhores hotéis da América do Sul.

Saiba mais: belmond.com/pt-br/hotels/south-america/brazil/iguassu-falls/belmond-hotel-das-cataratas/.

O que comer no Parque Nacional do Iguaçu?

Além de oferecer experiências únicas de contato com a natureza, o Parque Nacional do Iguaçu possui diversas opções para você viver uma viagem gastronômica na unidade de conservação.

Restaurante Porto Canoas

Antes ou depois do passeio, é indispensável a sua visita ao Restaurante Porto Canoas. Muito mais que sabores, o lugar tem uma energia e uma vista singular das Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza. A visita ao restaurante é uma viagem gastronômica dentro do seu passeio.

O Porto Canoas oferece uma ampla diversidade de pratos quentes, saladas, sobremesas e os melhores drinques. O restaurante fica localizado no final da Trilha das Cataratas e atende de terça a domingo, com todos os cuidados e protocolos necessários, das 12h às 16h. Viva tudo isso no coração das Cataratas do Iguaçu.

Fast-food

Outra opção imperdível de alimentação no parque são os fast-foods, localizados no Espaço Porto Canoas e no Centro de Visitantes. Oferecendo refeições generosas, os fast-foods entregam muito sabor e alegria com lanches, pratos, porções, sobremesas e bebidas.

Nossos espaços

Centro de Visitantes

Porta de entrada para o Parque Nacional do Iguaçu, o Centro de Visitantes é onde tudo começa. O espaço lhe oferece informações sobre o atrativo, escritório de atendimento do ICMBio, terminais de autoatendimento, venda de passeios opcionais, fraldário, sanitários, cafeteria, fast-food, loja de lembranças e uma exposição permanente de fotografias históricas do parque.

Loja de lembranças

Na loja de suvenires do Centro de Visitantes do parque você encontra as melhores lembranças deste passeio inesquecível. Os produtos são personalizados com ícones representativos das belezas naturais do Parque Nacional do Iguaçu. Existe uma grande variedade de artigos para a sua escolha, como camisetas, bonecos de pelúcia, bonés, chapéus, chaveiros, esculturas, porta-retratos, artigos de papelaria, fotos, vídeos exclusivos, livros, entre outros produtos.

Cafeteria & fast-food

Na cafeteria e fast-food do Centro de Visitantes você desfruta um cardápio delicioso, incluindo lanches especiais com nomes de animais simbólicos do parque, porções de dar água na boca e bebidas para refrescar e hidratar. A cafeteria tem os melhores cafés e saborosas opções de confeitaria.

Sala de Turismo

Um escritório especial para atender guias, visitantes e empresas de turismo. Nele, turistas e agentes de viagem recebem orientações sobre ingressos, funcionamento do parque, entre outras dicas, informações e recomendações.

Estacionamento

O estacionamento oficial do Parque Nacional do Iguaçu é um lugar seguro e com excelente comodidade. Possui 50 mil metros quadrados, com capacidade para 700 veículos. Você deixa sua condução no estacionamento do parque e utiliza o serviço exclusivo de transporte da unidade de conservação, incluso no valor do ingresso.

Espaço Memória das Cataratas

O Espaço Memória das Cataratas conta um pouco da história do Parque Nacional do Iguaçu por meio de registros e objetos históricos. A instalação proporciona gratuitamente aos visitantes uma viagem no tempo com as Cataratas.

O espaço apresenta um acervo com milhares de fotografias digitalizadas, todas devidamente legendadas e contextualizadas, e uma série de depoimentos históricos. Todo o conteúdo pode ser consultado nos terminais interativos. No ambiente, as pessoas também podem apreciar objetos, móveis antigos, fotografias impressas e painéis.

Ônibus integrados à fauna local

O seu transporte no interior do parque é feito em modernos ônibus panorâmicos, que proporcionam uma ampla visão das belezas naturais da unidade. Durante todo o trajeto, você pode contemplar a natureza em suas formas mais exuberantes, tendo a possibilidade de ver, sentir e viver plenamente esse Patrimônio da Humanidade.

O sistema de transporte alia tecnologia, conforto e respeito ao meio ambiente. Os ônibus transportam uma quantidade maior de visitantes e, consequentemente, diminuem o tráfego de veículos, reduzindo a emissão de poluentes e o risco de atropelamento de animais.

A acessibilidade também é uma das características dos veículos, que são adaptados para facilitar o embarque e o desembarque de pessoas com alguma limitação física. Por meio dos equipamentos de áudio dos ônibus, são transmitidas informações durante o trajeto sobre o parque, opções de passeios e serviços disponíveis.

A frota é composta de 18 ônibus, os quais possuem pintura temática exclusiva, representando espécies de animais da unidade de conservação.

Espaço Tarobá

Localizado na metade do percurso da Trilha das Cataratas, o Espaço Tarobá é um ponto de apoio ideal para você repor as energias gastas ao longo da caminhada. A estrutura possui um mirante que permite uma visão privilegiada das quedas e do curso do Rio Iguaçu.

O espaço oferece banheiros e conta com estrutura acessível para as pessoas com deficiência. Você pode ainda aproveitar para fazer um lanchinho e hidratar-se para continuar o passeio com toda a energia.

Espaço Naipi

É, sem dúvida, um dos melhores pontos para você apreciar a magnitude das Cataratas do Iguaçu. No local, há um mirante com vista privilegiada de todo o cânion das Cataratas. É uma estrutura incrível que abriga três plataformas de contemplação e dois elevadores panorâmicos que conduzem até a parte mais alta, de onde se tem uma visão mais ampla de várias quedas, inclusive da Garganta do Diabo.

O Espaço Naipi está localizado no fim da Trilha das Cataratas, próximo a uma das quedas que formam o Salto Floriano. Uma superfície, que avança cerca de cinco metros rio adentro, garante lindas imagens e mais proximidade das quedas. No Naipi, você também tem acesso para caminhar pela passarela que leva até a Garganta do Diabo, a mais deslumbrante das quedas, com aproximadamente 80 metros de altura.

O local abriga uma loja de lembranças e infraestrutura de apoio. Toda a estrutura é adaptada com rampas para facilitar o deslocamento de pessoas com deficiência. O Espaço Naipi é simplesmente imperdível. É considerado o “ponto alto” de todo o percurso.

Espaço Porto Canoas

O Espaço Porto Canoas é a melhor opção para você descansar, repor as energias e desfrutar ainda mais o passeio no Parque Nacional do Iguaçu. Apresenta estrutura integrada ao parque, com fast-food, restaurante, sanitários, fraldário, ambulatório, ambulância, entre outros serviços de apoio. No mesmo complexo fica a estação final do transporte interno do parque, de onde o público parte de volta ao Centro de Visitantes.

Dicas e orientações

Para aproveitar ao máximo o passeio no Parque Nacional do Iguaçu, recomendamos: 

  • Beba muita água para hidratar-se
  • Use protetor solar
  • Para evitar insetos, passe frequentemente repelente
  • Caso não queira se molhar, utilize capas de chuva. Na Trilha das Cataratas há constantemente uma leve garoa
  • Utilize roupas e calçados apropriados para caminhada
  • E tire muitas fotografias, leve-as para casa e compartilhe as memórias dessa experiência.

 

Visite também o lado argentino – Parque Nacional Iguazú

Para apreciar as Cataratas do Iguaçu em toda sua magnitude, visite o Parque Nacional Iguazú, na Argentina. O passeio é diferente e complementar. Vale a pena. Para cruzar a fronteira, é obrigatório ter um destes documentos em mão: cédula de identidade, carteira de motorista ou passaporte.
Saiba mais: https://iguazuargentina.com/.

Fique atento às regras do parque!

  • O uso da máscara é obrigatório em todo o passeio.
  • Mantenha-se nas trilhas predeterminadas. Não use atalhos.
  • Jogue o lixo nos locais adequados ou encontre uma forma de acondicioná-lo para trazê-lo de volta.
  • Não alimente os animais. Observe-os a distância.
  • Ande em silêncio, preservando a tranquilidade e a sensação de harmonia que a natureza oferece.
  • Animais, plantas, rochas, frutos e sementes encontrados no local fazem parte do parque e nele devem permanecer.
  • Tenha cuidado com os quatis quando estiver consumindo alimentos. Apesar de estarem habituados com a presença humana, eles podem atacar em busca de comida.