o passeio

O PASSEIO

O Parque Nacional do Iguaçu proporciona uma experiência imersiva na biodiversidade da Mata Atlântica. Prepare-se para diferentes oportunidades de contato com a natureza do Patrimônio Mundial Natural reconhecido pela Unesco.

TRILHA DAS CATARATAS

O tradicional passeio pelas Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas Mundiais da Natureza, começa no Centro de Visitantes, com os ônibus panorâmicos do parque que levam até o início da Trilha das Cataratas.

O caminho é repleto de natureza, em um percurso incrível. A tradicional Trilha das Cataratas possui aproximadamente um quilômetro e meio de extensão e proporciona uma visão ampla e panorâmica do maior conjunto de quedas-d’água do mundo, as quais formam as Cataratas do Iguaçu. No percurso, há mirantes de contemplação que permitem uma observação mais perto de saltos estratégicos. Ao final, o encontro mais impactante com as quedas na passarela e a vista para a Garganta do Diabo.

CAMINHO DO POÇO PRETO

São nove quilômetros de extensão por dentro da Mata Atlântica, com opção de caminhada e ciclismo. Ao todo, ida e volta totalizam 18 quilômetros. Local especial para atividades de observação de aves e interpretação ambiental. É possível acessar o caminho todos os dias. O horário de acesso é das 9h às 14h, tanto para ciclismo quanto para caminhada.

CAMINHO DAS BANANEIRAS

O trajeto possui 1,3 quilômetro e leva até as margens do Rio Iguaçu, onde está localizado o Espaço Taupá, com um deque que oferece uma vista privilegiada do rio que forma as Cataratas. O caminho pode ser realizado a pé e de bicicleta.

Nesse caminho você também pode desfrutar a paisagem e a biodiversidade do parque, com observação da fauna e flora. O local é aberto todos os dias para acesso, incluso no ingresso, das 9h às 16h.

mapa do parque

O Parque Nacional do Iguaçu está localizado no estado do Paraná e, em seus 420 quilômetros de extensão, abrange 14 municípios que compõem sua microrregião geográfica: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Capanema. Em sua porção sul, o parque se limita em mais de 60km com o Parque Nacional Iguazú, integrando importante contínuo biológico do centro-sul da América do Sul, o que traz oportunidades de troca e cooperação nos esforços de conservação da biodiversidade.

O território do parque faz parte da Ecorregião Florestas do Alto Paraná, que envolve desde as encostas a oeste da Serra do Mar, no Brasil, até o leste do Paraguai e a província de Missiones, na Argentina, com uma área de mais de 471 mil km². É a maior das 15 ecorregiões existentes do bioma Mata Atlântica. O parque está localizado em uma região de fácil acesso, e todos os seus polos podem ser acessados por vias terrestres asfaltadas. A principal via de chegada aos polos Cataratas (Foz do Iguaçu), Silva Jardim (Serranópolis do Iguaçu) e Rio Azul (Céu Azul) é a BR-277, que corta o estado do Paraná no sentido leste a oeste, conectando o Porto de Paranaguá com a Ponte Internacional da Amizade.

Já o Polo Ilhas do Iguaçu e Gonçalves Dias (Capanema) é acessado por meio da BR-163. Todos os municípios limítrofes ao parque possuem rodoviárias. A região conta com dois aeroportos: o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e o Aeroporto Municipal de Cascavel. Já Puerto Iguazú, na Argentina, também tem um aeroporto internacional (Aeroporto Internacional Cataratas del Iguazú).

Conheça os atrativos de

foz do iguaçu

Compre ingresso

FIQUE POR DENTRO

das novidades do parque

fale com a gente

buscar no site