Atenção: Ingressos somente online. Clique aqui

Toca da Onça é o novo espaço do Onças do Iguaçu

Os visitantes podem contribuir com a preservação das onças-pintadas por meio da compra de itens na loja de conveniência

O Parque Nacional do Iguaçu inaugurou, nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, o espaço Toca da Onça, dedicado ao Projeto Onças do Iguaçu, dentro da loja de lembranças do Centro de Visitantes. O ambiente foi elaborado com o intuito de promover a valorização dos produtores locais e da conservação das onças-pintadas.

Toca da Onça – O novo espaço permite ao visitante a contribuição direta para o Projeto Onças do Iguaçu, por meio da aquisição de produtos especiais em prol do felino, além de auxiliar o desenvolvimento econômico regional. Parte do valor da comercialização desses produtos é destinada ao projeto e aos produtores locais.

O espaço conta com produtos especiais do Onças do Iguaçu. Camisetas, artesanatos, objetos de decoração e mel são algumas das opções que os visitantes podem escolher para adquirir e contribuir com a conservação do animal dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

Munir Calaça, diretor da Urbia Cataratas, estava ansioso com a inauguração do local. “Projeto superimportante para a Urbia Cataratas e para a região, especialmente para a parceria com o ICMBio e com os produtores locais. A valorização destes profissionais mostra a nossa preocupação com o entorno, com as pessoas e com o desenvolvimento desta região.

Para José Ulisses dos Santos, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, ações como a Toca da Onça fazem a diferença. “Os visitantes ao comprarem estarão contribuindo com a conservação das onças-pintadas e levando lembranças de uma espécie que é símbolo. Nosso sentimento, por parte do ICMBio, é de gratidão à concessionária por reconhecer, abraçar e dar visibilidade ao projeto e produtos produzidos pela comunidade de entorno, que são tão importantes.

Projeto Onças do Iguaçu – O projeto institucional do Parque Nacional do Iguaçu é apoiado pela concessionária Urbia Cataratas e tem como missão principal a conservação da onça-pintada. Atuante em todos os 14 municípios vizinhos ao parque, a iniciativa realiza atividades como pesquisas, censos, monitoramentos, estudos de dieta, coexistência entre animais e seres humanos e muito mais.

Yara Barros, coordenadora do projeto, mostra a expectativa com a ação. “Precisamos trocar o medo por encantamento. Muito importante engajar. A iniciativa fortalece e empondera as mulheres que fazem os produtos, renda alternativa. Elas sabem que estão tendo essa renda por causa da onça-pintada.

Crocheteiras – Crocheteiras da Onça é uma iniciativa para empoderar mulheres do entorno do Parque Nacional do Iguaçu. Elas iniciaram seu aperfeiçoamento e produção de crochê com a geração de renda alternativa. São mais de 15 mulheres integrantes do projeto, que contribuem também com a conservação da onça-pintada.

Para Rosani Bellon, artesã do projeto Crocheteiras da Onça, a ação é de muita importância. “Estou muito feliz por ter entrado neste projeto, é muito importante colaborar com a conservação das onças e da biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu. Nos sentimos mais próximas de cada onça ajudando a cuidar.”

Urbia Cataratas – A concessionária Urbia Cataratas, responsável pela visitação turística no parque, contribui com o Projeto Onças do Iguaçu em diversas frentes. Além dos produtos da Toca da Onça, a empresa também destina ao projeto parte dos valores arrecadados com a venda da cerveja Jaguarete, produzida em Foz do Iguaçu, e apoia eventos especiais, como o Dia Nacional da Onça-Pintada.

Para mais informações referentes ao Projeto Onças do Iguaçu, as pessoas podem acessar o site https://procarnivoros.org.br/projeto/projeto-oncas-do-iguacu/. Por meio do link é possível realizar doações, cadastrar uma empresa parceira e acompanhar o projeto, assim como obter as informações e opções para entrar em contato.

Mais Informações
[email protected]
www.cataratasdoiguacu.com.br

Fotografias
Créditos: Edison Emerson

(Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu)

Compartilhe com seus amigos:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Como você avalia este conteúdo?

Você também pode gostar ...