Atenção: Ingressos somente online. Clique aqui

Registro fotográfico do espetáculo das águas

As chuvas intensas dos últimos meses no Paraná modificaram o cenário dos rios na cidade de Foz do Iguaçu e formaram paisagens ainda mais emblemáticas nas Cataratas do Iguaçu, fronteira entre Brasil e Argentina, e no encontro entre Brasil, Paraguai e Argentina, no Marco das 3 Fronteiras, com registros singulares no olhar do repórter fotográfico Marcos Labanca.

As chuvas aumentaram o volume dos rios Iguaçu e Paraná, dois rios muito importantes para o mundo, e de uma importância especial para Foz do Iguaçu. O Iguaçu é especial por atravessar o do Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural reconhecido pela Unesco, e principalmente por formar a Maravilha Mundial da Natureza, Cataratas do Iguaçu, maior conjunto de quedas d´água do mundo e que recebe milhares de visitantes todos os anos.

O Rio Paraná é importante pela grandiosidade. Ele está entre os dez maiores rios em extensão do mundo e sua magnitude faz dele o segundo maior da América do Sul, depois do Amazonas. É tão extenso que nasce entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, dividindo os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, passa pelo Paraná e fica internacional fazendo a fronteira entre Paraguai e Argentina.

O grande volume d’água fez com que o Rio Iguaçu incorporasse as encostas e ficasse com uma tonalidade amarronzada. Essa cor foi vista com maior expressividade nas quedas das Cataratas do Iguaçu, que atingiram a maior vazão dos últimos oito anos, 16 milhões de litros d’água por segundo.

Após passar pelas Cataratas, o Rio Iguaçu segue o seu curso até a fronteira dos três países: Brasil, Argentina e Paraguai, encontrando o Rio Paraná. A cor mais escura contrasta com o tom esverdeado do “Paranazão”, formando uma paisagem como nenhuma outra no mundo. A cena é composta pelo deslumbrante pôr do sol latino, colorindo o horizonte. Uma combinação singular da natureza, com uma imensa carga cultural também.

Essa paisagem marcante tem um local privilegiado para ser admirada, o Marco das 3 Fronteiras, local mais charmoso de Foz do Iguaçu. O atrativo conquista e encanta pela representação histórica que possui, somado ao ponto geográfico ímpar e à natureza que completa a experiência.

São dois rios diferentes e grandiosos, e o encontro entre eles deixa tudo ainda mais encantador. “Iguaçu” vem da família linguística tupi-guarani e significa “água grande”; “Paraná” vem da mesma origem e quer dizer “parecido com o mar”. Unidos, eles se transformam em uma “água grande, que se parece com o mar”, até que no final do trajeto, ligados, encontrem o oceano.

Este momento mágico foi registrado pelo profissional Marcos Labanca, com imagens estonteantes do show das águas nas Cataratas e na foz do Iguaçu. A diferença entre os rios acaba no momento que compartilham um ponto comum, unidos, mas ainda assim com as próprias características, igual aos países na fronteira.

Para ficar por dentro dos serviços e funcionamento do Parque Nacional do Iguaçu, entre no nosso canal do Telegram: https://t.me/cataratasdoiguacu.

Acompanhe as Cataratas do Iguaçu nas redes sociais:
Instagram
Facebook
Twitter
Telegram

Compartilhe com seus amigos:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Como você avalia este conteúdo?

Você também pode gostar ...