Atenção: Ingressos somente online. Clique aqui

Parque é fonte e estímulo para o estudo científico

O Parque Nacional do Iguaçu é uma unidade de conservação referência em turismo sustentável, com atrações para todos os públicos, estando aberta para constantes estudos científicos. Todos os meses, além de milhares de turistas, o parque também recebe dezenas de pesquisadores interessados na rica biodiversidade da natureza e em todas as conexões que o ambiente proporciona.

No mês de junho, coincidindo com a Semana do Meio do Ambiente, por exemplo, foi divulgado que o Parque Nacional do Iguaçu é a unidade com maior número de espécies do inseto conhecido como esperança (família Tettigoniidae). Foram 89 espécies divididas em cinco subfamílias.

O resultado foi demonstrado em uma pesquisa de mestrado, realizada dentro do parque pelo biólogo Marcos Fianco, em parceria com a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), e veiculada na revista internacional Zootaxa, publicação periódica de artigos científicos e descrição de novas espécies.

Para que mais descobertas como essa aconteçam, o Parque Nacional do Iguaçu segue abrindo as portas para as universidades, como fez com a Cátedra Araucária, assinada pelo Governo do Paraná, que simboliza a adesão de mais de 30 instituições de ciência, tecnologia e inovação ao documento. O objetivo principal é o desenvolvimento territorial sustentável do Eixo Capricórnio (América do Sul, África, Austrália e Polinésia Francesa).

É uma honra e um privilégio o parque fazer parte do nascimento da Cátedra Araucária. Gerar conhecimento, desenvolver capital humano e estimular a inovação voltada ao enfrentamento dos grandes desafios globais da atualidade são ações não somente importantes, mas essenciais”, declarou a chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Cibele Munhoz Amato.

Toda a iniciativa da cátedra é da Fundação Araucária e do Institute Mines Télécom d’Alés – IMT Mines Alès, na França, e baseada em um contexto de mudanças climáticas e transformação digital. Todo esse processo trará oportunidades de ensino e conscientização à população, formação de docentes e pesquisas colaborativas entre instituições para programas de pós-graduação.

Serviço
Parque Nacional do Iguaçu
www.icmbio.gov.br/parnaiguacu/

Mais informações:
www.cataratasdoiguacu.com.br
[email protected]
Telefone: +55 (45) 3521-4400

Acompanhe as Cataratas do Iguaçu nas redes sociais:
Instagram
Facebook
Twitter
Telegram

Compartilhe com seus amigos:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Como você avalia este conteúdo?

Você também pode gostar ...