Atenção: Ingressos somente online. Clique aqui

O monitoramento das onças-pintadas no parque

A conservação das onças-pintadas do Parque Nacional do Iguaçu é de extrema importância para garantir a qualidade ambiental e o equilíbrio do ecossistema. Para colaborar com esse trabalho, o Instituto Conhecer Para Conservar, em parceria com a Cataratas do Iguaçu S.A., realizou recentemente a doação de mais dez câmeras de monitoramento fotográfico, conhecidas como “armadilhas fotográficas”.

Para a proteção dessa espécie tão importante, o parque realiza um grande trabalho de conservação e conscientização sobre a onça-pintada. São necessários diversos equipamentos para a viabilização desse trabalho, entre eles, os de monitoramento fotográfico, que fazem registros raros dos animais, sem a interferência humana.

O monitoramento é feito por câmeras ativadas a distância (com fechos de luz ou sensores infravermelhos) que ficam camufladas e detectam o movimento dos animais. Infelizmente, as câmeras são regularmente furtadas ou se desgastam com o tempo. É com a ajuda deste material que, por exemplo, o último senso mostrou mais de 130 onças em toda área pesquisada.

Uma das formas de arrecadação para esses equipamentos é a venda da cerveja Jaguarete, que é exclusiva dos restaurantes Porto Canoas, das Cataratas do Iguaçu, e Cabeza de Vaca, do Marco das 3 Fronteiras. Parte do recurso arrecadado com a cerveja é destinado aos trabalhos de conservação da onça-pintada.

Crédito fotografia: João Marcos Rosa

O Projeto Onças do Iguaçu publica os resultados e as novidades das ações de conservação (como o registro de novas onças) em suas páginas nas redes sociais. Também é possível acompanhar todas as atualizações pelo boletim on-line ‘A Voz da Onça’, liberado mensalmente nas mídias do projeto.

Acompanhe essa iniciativa e seja também um amigo da onça. Vamos juntos cuidar da nossa biodiversidade?

Compartilhe com seus amigos:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Como você avalia este conteúdo?

Você também pode gostar ...