EnglishPortugueseSpanish

O monitoramento das onças-pintadas no parque

A conservação das onças-pintadas do Parque Nacional do Iguaçu é de extrema importância para garantir a qualidade ambiental e o equilíbrio do ecossistema. Para colaborar com esse trabalho, o Instituto Conhecer Para Conservar, em parceria com a Cataratas do Iguaçu S.A., realizou recentemente a doação de mais dez câmeras de monitoramento fotográfico, conhecidas como “armadilhas fotográficas”.

Para a proteção dessa espécie tão importante, o parque realiza um grande trabalho de conservação e conscientização sobre a onça-pintada. São necessários diversos equipamentos para a viabilização desse trabalho, entre eles, os de monitoramento fotográfico, que fazem registros raros dos animais, sem a interferência humana.

O monitoramento é feito por câmeras ativadas a distância (com fechos de luz ou sensores infravermelhos) que ficam camufladas e detectam o movimento dos animais. Infelizmente, as câmeras são regularmente furtadas ou se desgastam com o tempo. É com a ajuda deste material que, por exemplo, o último senso mostrou mais de 130 onças em toda área pesquisada.

Uma das formas de arrecadação para esses equipamentos é a venda da cerveja Jaguarete, que é exclusiva dos restaurantes Porto Canoas, das Cataratas do Iguaçu, e Cabeza de Vaca, do Marco das 3 Fronteiras. Parte do recurso arrecadado com a cerveja é destinado aos trabalhos de conservação da onça-pintada.

Crédito fotografia: João Marcos Rosa

O Projeto Onças do Iguaçu publica os resultados e as novidades das ações de conservação (como o registro de novas onças) em suas páginas nas redes sociais. Também é possível acompanhar todas as atualizações pelo boletim on-line ‘A Voz da Onça’, liberado mensalmente nas mídias do projeto.

Acompanhe essa iniciativa e seja também um amigo da onça. Vamos juntos cuidar da nossa biodiversidade?

Compartilhe com seus amigos:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Como você avalia este conteúdo?

Você também pode gostar ...

Muitos casais escolhem as Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza, como destino para viajar e descansar, conhecendo a…
O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, está aberto para visitação turística, de terça-feira a…
As Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza, e o Restaurante Porto Canoas receberam o certificado Travellers’ Choice, do…
Open chat