Limpeza resultou em 140 quilos de resíduos na região das Cataratas
Isopor, garrafas, sacos plásticos e até uma geladeira estavam entre os itens recolhidos.
Na sexta-feira, 21 de março, o Parque Nacional do Iguaçu e a concessionária responsável pela gestão turística, Urbia Cataratas, realizaram uma operação de limpeza no trecho superior do Rio Iguaçu em celebração ao Dia Internacional das Florestas (21) e Dia Mundial da Água (22). Assim, oito voluntários, entre funcionários da Urbia Cataratas, ICMBio e Macuco Safari, recolheram 142,16 quilos de lixo em quatro horas de trabalho.

Entre os resíduos encontrados estavam sacos plásticos, garrafas de plástico e vidro, calçados, redes, cordas, uma torneira, embalagens de isopor, latas de alumínio, brinquedos, e até uma caixa de roda de carro. Outros resíduos contaminantes, como galões de agrotóxico e de óleo lubrificante, assim como um frigobar, foram retirados das margens. Dessa forma, os resíduos sólidos serão encaminhados a centrais de reciclagem para separação e destinação. Logo, os resíduos perigosos, como o lixo eletrônico, seguirão para tratamento.

Logo, para o gerente de Sustentabilidade da Urbia Cataratas, André Franzini, a limpeza é uma pequena ação frente a toda a causa da proteção ambiental. “Além da proteção do ecossistema e da biodiversidade, o propósito é sensibilizar as pessoas sobre a destinação correta dos resíduos. Nesse sentido, é um exemplo claro de que quando não descartamos corretamente, eles se aglomeram. Assim, mais do que impactar diretamente a fauna e a flora, impactam o Patrimônio Mundial Natural, o Parque Nacional do Iguaçu.”

O Rio Iguaçu
Além de formar as Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza, o Rio Iguaçu, cujo nome em tupi-guarani significa “água grande”, é o principal curso d’água do Paraná. Assim, tem nascentes na Serra do Mar, perto da capital, Curitiba, e atravessa todo o estado. Nesse caminho, os resíduos se acumulam durante o percurso, e por isso, acabam chegando às margens e às raízes das árvores da Mata Atlântica.

Datas comemorativas
Em 21 de março, comemora-se o Dia Internacional das Florestas, para conscientizar sobre a importância de todos os tipos de matas. Além disso, o dia 22 de março, Dia Mundial da Água, foi criado para reflexão sobre a proteção dos recursos hídricos de forma global. Ambas as datas foram instituídas pela ONU, Organização das Nações Unidas.

Sobre o Parque Nacional do Iguaçu
O Parna Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal. Tem a gestão da visitação turística da concessionária Urbia Cataratas S.A. É um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e uma referência internacional em turismo sustentável. Além disso, as Cataratas do Iguaçu, principal cenário do parque, foram o segundo atrativo brasileiro mais procurado no ano passado.
Crédito das imagens: Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu
Mais informações:
[email protected]
cataratasdoiguacu.com.br
(Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu)