Atenção: Ingressos somente online. Clique aqui

Limpeza do Rio Iguaçu no Dia Mundial da Água

O dia 22 de março é simbolizado como o Dia Mundial da Água, data para sensibilização sobre a importância dos recursos hídricos e sua conservação. Marcando a data, a concessionária Urbia Cataratas, em parceria com ICMBio, promoveu uma operação de limpeza do Rio Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, com a retirada de resíduos da água.

A operação começou logo pela manhã e contou com barco formado pela equipe de ambientalistas do parque e voluntários. Foi percorrida a extensão da margem no Rio Iguaçu antes de chegar às quedas. Foram mais de cinco horas de trabalho recolhendo materiais como sacola plástica, garrafas de vidro, isopor, bola e pneu.

André Franzini, gerente de Sustentabilidade da concessionária, falou sobre a ação. “O objetivo é sensibilizar as pessoas em relação à importância da água. Quem não cuida dos resíduos adequadamente faz com que esse material chegue aos recursos hídricos e contamine as águas, inclusive as do parque. É importante condicionar de forma correta, para não contaminar o que é fonte de vida para o planeta todo.

As Cataratas do Iguaçu são formadas integralmente pelo Rio Iguaçu, que tem nascentes próximas a Curitiba e corta toda a Região Oeste do Paraná. O rio sofre com o depósito indevido de resíduos poluentes, até mesmo lixo doméstico. A parte mais preservada em toda a extensão dele se encontra no Parque Nacional do Iguaçu, aponta pesquisa da Fundação SOS Mata Atlântica.

Apolônio Rodrigues, biólogo do Parque Nacional do Iguaçu, aponta a importância da ação. “O rio é uma veia importante do parque. Tudo que o rio traz de fora, água boa ou ruim, vai afetar diretamente. Fazemos esse trabalho para tirar uma amostra de tudo que passa aqui. Recolhemos esse lixo e mostramos para a comunidade que o que é feito fora do parque afeta a gente aqui.

A concessionária Urbia Cataratas e o Parque Nacional do Iguaçu promovem ações de limpeza do Rio Iguaçu durante todo o ano, como o recolhimento de moedas quando a vazão das Cataratas do Iguaçu ficam em menor volume. A equipe da unidade trabalha para conscientização sobre a atitude prejudicial de jogar moedas na água.

Contextualização – O Dia Mundial da Água foi criado em 1993 pela ONU e promove ações coletivas para sensibilizar a população e promover a gestão sustentável dos recursos hídricos, bem como para alertar sobre os desafios enfrentados diante da escassez da água potável em todo o mundo.

Créditos de fotografia: Parque Nacional do Iguaçu

Limpeza do Rio Iguaçu
22 de março – Dia Mundial da Água
Parque Nacional do Iguaçu

Mais informações
www.cataratasdoiguacu.com.br
[email protected]
Telefone: +55 (45) 3521-4400

Compartilhe com seus amigos:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Como você avalia este conteúdo?

Você também pode gostar ...