Céu das Cataratas foi destaque no Caldeirão de sábado, dia 02 de agosto. Astrofotografia premiada que junta lenda guarani, natureza e céu noturno foi apresentada a todo o Brasil no último programa
Com destaque para os talentos de Foz do Iguaçu e região, foi ao ar, no último sábado, 2, mais um episódio do Caldeirão com Mion. Na oportunidade, o astrofotógrafo Rodrigo Guerra e o astrônomo Janer Vilaça, integrantes do Cosmos Iguassu, projeto que conduz a experiência Céu das Cataratas, no Parque Nacional do Iguaçu, participaram do programa.
Dessa forma, eles levaram aos espectadores de todo o Brasil a astrofotografia Ema, uma lenda guarani, produzida a partir da constelação identificada pelos povos originários para orientação do tempo. E ainda mais: tendo o maior conjunto de quedas-d’água do mundo como cenário.

A obra ganhou destaque internacional ao vencer a categoria Astro Night Sky no Brasília Photo Show, em fevereiro deste ano, e concorreu com outras dez mil fotografias no concurso. “Foram mais de três horas para capturar e mais de cem tomadas para conseguir”, explicou, assim, Rodrigo.
“O povo guarani habita essa região há muito tempo. Para eles, quando a Ema está no céu, significa que faltará água nessa região. Eles olhavam para o céu e deduziam por ciclos”, comentou Vilaça. Assim, a participação no programa evidencia o trabalho do profissional, a beleza do cenário,e a relevância cultural do local. E também a importância da conservação ambiental no Parque Nacional do Iguaçu, porque fica distante da poluição.

O apresentador Marcos Mion completou chamando os espectadores a conhecer esse céu. “Muta gente não sabe, mas existem passeios no parque com foco na observação do céu das estrelas. A natureza é muito forte aqui e oferece muitas experiências.”
A experiência
O Céu das Cataratas, passeio realizado todos os sábados, permite a observação de corpos celestes em um céu preservado sem poluição luminosa. Logo, são sessões limitadas a 20 vagas, disponíveis para reserva pelo site cataratasdoiguacu.com.br/ceu-das-cataratas, com embarque único às 18h30.

Caldeirão de inverno
A temporada de inverno do Caldeirão com Mion contou com produção exclusiva em cenários de Foz do Iguaçu, assim, o Parque Nacional do Iguaçu e Tríplice Fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina. Assim, o próximo e último programa dessa série especial vai ao ar no próximo sábado, dia 09 de agosto, e terá como cenário e palco as Cataratas do Iguaçu.
Sobre o Parque Nacional do Iguaçu
O Parna Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal com a gestão da visitação turística realizada pela concessionária Urbia Cataratas S.A. É um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e referência internacional em turismo sustentável.
Crédito das imagens: TV Globo
Mais informações:
[email protected]
www.cataratasdoiguacu.com.br
(Urbia Cataratas — Parque Nacional do Iguaçu)