Projeto Onças do Iguaçu lança programa Empresa Amiga da Onça
Evento realizado no Parque Nacional do Iguaçu reuniu empresas de Foz do Iguaçu em apoio ao projeto de conservação dos carnívoros que habitam o parque.
No dia 22 de maio, o Parque Nacional do Iguaçu foi palco de uma celebração especial dedicada à conservação da biodiversidade. Logo, o evento reuniu a equipe do Projeto Onças do Iguaçu, representantes de empresas dos setores hoteleiro e turístico, além de associações e da Prefeitura de Foz do Iguaçu, para comemorar a conquista do Prêmio Whitley, considerado o “Oscar da Conservação”. Assim, o encontro contou com o apoio do Hotel das Cataratas, Urbia Cataratas e Visit Iguassu.
Empresa Amiga da Onça
O destaque da noite foi o lançamento do programa Empresa Amiga da Onça, que tem o propósito de formar uma rede de parceiros que deem visibilidade à causa da preservação da onça-pintada, dessa forma, por meio do monitoramento e da conscientização das comunidades dos municípios lindeiros sobre a importância da espécie.

As empresas participantes poderão contribuir financeiramente ou com a doação de produtos ou serviços. Em contrapartida, os parceiros certificados e integrarão uma rede de impacto positivo. A iniciativa visa a promover a integração entre a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável em Foz do Iguaçu,bem como, fornecendo apoio institucional e fomentando o engajamento comunitário.
A coordenadora-executiva do projeto, Yara Barros, destaca que a conservação das onças é um trabalho conjunto. “Elas não são só as onças do Parque Nacional do Iguaçu, elas são as nossas onças, orgulho e responsabilidade de todos. E assim, as empresas podem se associar a esse projeto, sério e reconhecido internacionalmente, e nos ajudar nessa caminhada pela conservação”, explica.
Na ocasião, também apresentaram ações futuras do projeto, com o objetivo de aprimorar os trabalhos de coexistência e conscientização sobre a preservação dos carnívoros no Parque Nacional e na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Dessa forma, entre os projetos está o Centro de Conservação e Coexistência, que contará com treinamento e infraestrutura para a criação de animais de produção em harmonia com os grandes felinos nos arredores do parque.

Biodiversidade
Logo, a presença cada vez maior de indivíduos da espécie, por estar no topo da cadeia alimentar, indica o equilíbrio ecológico do Parque. Assim, esse resultado é fruto do trabalho desenvolvido pelo Projeto Onças do Iguaçu, e recuperação da onça-pintada como espécie-chave para a manutenção da biodiversidade.
Investimento
Em 2024, o Parque Nacional do Iguaçu, por meio do (ICMBio), em parceria com a concessionária Urbia Cataratas, anunciou um investimento de R$ 3,9 milhões no projeto. A iniciativa reforça o compromisso coletivo com a preservação da biodiversidade e com o fortalecimento de um dos ícones da fauna brasileira.

Apoio
A Urbia Cataratas e o Hotel das Cataratas já fazem parte da rede de empresas parceiras do projeto ao apoiar financeiramente o programa Crocheteiras da Onça, com a aquisição de bichinhos confeccionados em amigurumi. Os itens são produzidos por mulheres de áreas rurais dos municípios lindeiros ao parque, e parte da renda é revertida para a conservação da espécie.
Colabore com o projeto
Além da conscientização sobre a importância do felino, qualquer pessoa pode colaborar diretamente com o Projeto Onças do Iguaçu. Nas lojas físicas do parque, é possível encontrar produtos temáticos da onça, com parte da renda destinada ao projeto. Há também a cerveja Jaguareté, exclusiva, vendida nos pontos de alimentação da unidade. Outra forma de contribuição é por meio do PIX: [email protected].
Sobre o Parque Nacional do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal e conta com a gestão da visitação turística pela concessionária Urbia Cataratas S.A. É um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e, dessa forma, uma referência internacional em turismo sustentável.
Crédito das imagens: Maria Eduarda Balbinot
Mais informações:
[email protected]
www.cataratasdoiguacu.com.br
(Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu)