A expectativa é de receber 25 mil visitantes entre sexta-feira e domingo
O Parque Nacional do Iguaçu abrirá uma hora mais cedo, das 8h às 16h, no feriado prolongado da Proclamação da República, de 15 a 17 de novembro (sexta-feira a domingo). A ampliação visa proporcionar mais comodidade aos visitantes, com recomendação para a visita na primeira hora de abertura ou após as 13h, quando há menos movimento.
A unidade de conservação terá reforço operacional em todo o circuito de visitação. O feriado da Proclamação da República costuma ser um dos mais movimentados do ano no Patrimônio Mundial Natural. Os visitantes terão a oportunidade de realizar um passeio mais tranquilo e aproveitar a contemplação das belezas naturais.
Dicas para a visita – A previsão é de dias limpos, com sol e temperaturas mais altas na unidade, condições perfeitas para refrescar-se nas quedas-d’água e sentir a natureza. É recomendado o uso de roupas leves e confortáveis, além de proteção solar e a manutenção da hidratação. Para evitar o grande fluxo de pessoas, os melhores horários para a visita são às 8h e após as 13h.
Atividades imersivas – No Parque Nacional do Iguaçu, além de contemplar as majestosas Cataratas do Iguaçu, os visitantes podem aproveitar uma variedade de passeios imersivos pela Mata Atlântica, todos incluídos no bilhete de entrada. Entre eles, destacam-se o Caminho das Bananeiras (1,3km), o Caminho do Poço Preto (9km) e a Trilha Ytepopo (5km), opções perfeitas para caminhadas ou deslocamentos de bicicleta. Esses passeios estão abertos diariamente e proporcionam uma experiência única de contato com o Patrimônio Mundial Natural.
Experiências – Para ampliar a experiência e encantar-se com a beleza da Maravilha Mundial da Natureza, o parque oferece cenários exclusivos em períodos específicos do dia, como os passeios do Pôr do Sol e Noite nas Cataratas. Este último inclui jantar de massas no Restaurante Porto Canoas, proporcionando momentos especiais e diferenciados para conhecer o maior conjunto de quedas-d’água do mundo.
Como comprovar a residência – São aceitos diversos documentos para comprovar residência: carteirinha de estudante válida com foto, carteira de trabalho, título de eleitor, conta de água, conta de luz, e conta de telefone fixo e/ou móvel pós-pago. Lembrando que os documentos devem ser nominais e individuais. Consulte mais informações: https://cataratasdoiguacu.com.br/ajuda-e-cuidados/passe-comunidade/.
As cidades vizinhas ao parque são: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Capanema.
Funcionamento na alta temporada – O Parque Nacional do Iguaçu terá horário ampliado na alta temporada, período de final de ano e férias escolares. A partir do dia 21 de dezembro até 31 de janeiro de 2025, o parque abrirá todos os dias das 8h às 16h. O aumento no horário de visitação proporciona mais tempo aos visitantes e melhora a experiência do passeio na Maravilha Mundial da Natureza.
Visite o Patrimônio Mundial Natural – Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente pelo site oficial (www.cataratasdoiguacu.com.br), escolhendo o dia e horário. Em caso de necessidade, é possível reagendar a visita por meio do cadastro feito no momento da compra. Os passeios ao amanhecer, pôr do sol e durante a noite possuem vagas limitadas.
Para mais informações sobre o Parque Nacional do Iguaçu, entre em contato com a Naipi, assistente virtual do parque, pelo WhatsApp: 45 3521-4438.