Obra que conecta natureza e cultura no Parque Nacional do Iguaçu
Inspiração — A região trinacional de Foz do Iguaçu, que abrange três países (Argentina, Brasil e Paraguai). Banhada pelos rios Paraná e Iguaçu, possui um bioma único no planeta. A Mata Atlântica, coberta por florestas tropicais e subtropicais, é fonte de inspiração para comunidades ancestrais.
Proposta — O projeto Tri.Orígenes nos convida a conhecer as origens e a história dos povos originários da região trinacional, a partir do diálogo e representações interculturais.
Árvore da Vida — Aqui, você pode contemplar uma representação artística da Yvyra (“árvore”, em guarani) Tekoha (“o lugar onde somos o que somos”, em guarani). Essa expressão também pode significar “árvore de nossa região, de nossa terra, onde é gerada a vida (plantas, animais e o alimento para o ser humano).
Conceito — A “árvore da vida” pode referir-se a diferentes aspectos de culturas e contextos, de filosóficos e espirituais a biológicos e genealógicos. Nessa representação, simboliza a conexão entre toda a vida e a interdependência dos seres vivos.
Espécie — A embaúba (cecrópia) é árvore nativa da América do Sul, típica da Mata Atlântica, conhecida por suas folhas grandes e palmeadas e pelo rápido crescimento. É espécie fundamental para a biodiversidade e a sustentabilidade dos ecossistemas, com múltiplos benefícios ambientais, econômicos e medicinais. Por exemplo, serve de abrigo e alimento para diversas espécies da fauna, como borboletas, pássaros e morcegos; possui relação simbiótica com formigas, que a protegem em troca de abrigo e alimento. Seus troncos ocos armazenam água da chuva, essencial em períodos de seca; e contribui ainda na estabilização do solo, prevenindo a erosão e promovendo a regeneração de áreas degradadas.
Artesania — O artesanato dos povos originários e tradicionais do território do Iguaçu, tais como as miniaturas da fauna territorial e os leques, é pleno de sensibilidade e conhecimento ancestral de técnicas de pirogravura, tingimento, escultura e tecelagem.
Tri.Orígenes — O projeto Tri.Orígenes, desenvolvido pela empresa Parimpacto, contribui para o resgate histórico-cultural de povos ancestrais e tradicionais, em ambiente de reinserção e desenvolvimento para negócios de impacto regenerativo, preservando a cosmovisão, a representação iconográfica e o respeito à diversidade cultural. Para tanto, utiliza o Laboratório de Cocriação Tri.Orígenes, com a participação de atores de conhecimentos ancestrais e contemporâneos da região trinacional.
(Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu)