EnglishPortugueseSpanish

Dicas

Santos Dumont: o padrinho do parque

Há 149 anos nascia Alberto Santos Dumont, o “Pai da Aviação”. Pioneiro na arte de voar, o brasileiro também é um dos padrinhos do Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural. Ele, que ficou encantado com a Maravilha Mundial da Natureza, com sua influência, fez parte da história dessa unidade de conservação.

Foto: Michael Rodrigo

Há mais de cem anos, as Cataratas do Iguaçu recebiam a visita deste que é um dos mais ilustres visitantes, Alberto Santos Dumont. Impressionado com o que tinha visto e inconformado por se tratar de uma propriedade privada, Dumont decidiu que deveria fazer algo. “Posso dizer-lhe que esta maravilha não pode continuar a pertencer a um particular. Eu vou a Curitiba falar com o governador do estado do Paraná para providenciar a desapropriação das Cataratas.”

Foram seis dias de viagem a cavalo até Guarapuava. De lá, seguiu de carro e de trem até a capital do estado. No dia 8 de maio de 1916, foi recebido por Afonso Camargo, a quem sugeriu a desapropriação da área e a criação de um parque.

Cerca de três meses depois, era assinado o Decreto 653, de 28 de julho de 1916, que desapropriava os 1.008 hectares de Jesus Val, o uruguaio então proprietário da área, para a criação de um parque.

Reconhecimento – Santos Dumont possui uma praça no Parque Nacional do Iguaçu, com uma estátua de bronze dele, em tamanho real, localizada no final da Trilha das Cataratas. Anualmente o Parque Nacional do Iguaçu realiza a Cavalgada de Santos Dumont, com passagem por trechos percorridos pelo aviador na região.

Quer saber mais curiosidades do parque? Assine o canal das Cataratas no Telegram: https://t.me/cataratasdoiguacu.

Acompanhe as Cataratas do Iguaçu nas redes sociais:
Instagram
Facebook
Twitter
Telegram

Compartilhe com seus amigos:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Como você avalia este conteúdo?

Você também pode gostar ...

“Que emoção estar aqui e ver tudo isso. É maravilhoso, sem palavras!” As Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da…
Foram mais de 183 mil visitantes, que saíram encantados da unidade de conservação O sétimo mês do ano terminou…
O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural, continuará aberto todos os dias, inclusive às segundas-feiras. O horário de…