Parque Nacional do Iguaçu terá programação especial para o feriadão da Consciência Negra. Turistas e moradores terão mais tempo para conhecer as novidades do parque durante o feriadão. Mais de 40 mil pessoas devem passar pelo atrativo durante os quatro dias.
O Parque Nacional do Iguaçu, abrigo das Cataratas do Iguaçu, abrirá uma hora mais cedo, funcionando das 8h às 16h, durante todo o feriadão do Dia da Consciência Negra, de 20 a 23 de novembro (quinta-feira a domingo). Dessa forma, durante os quatro dias, mais de 40 mil pessoas devem visitar o Patrimônio Mundial Natural. Assim, exposições fotográficas e artísticas, oficina de aquarela, feirinha de produtores locais e apresentação de Natal estão entre as novidades para os turistas e moradores aproveitarem durante o feriado prolongado, além das diversas trilhas e experiências de conexão com a natureza do parque.

Dicas para os visitantes
Para o feriado prolongado, a previsão do tempo varia, com dias de sol, nublados e com pancadas de chuva. Mesmo assim, as temperaturas tendem a ser quentes, indicando condições perfeitas para refrescar-se nas quedas-d’água e sentir a natureza. Logo, é recomendado o uso de roupas leves e confortáveis, além de proteção solar, repelente e manutenção da hidratação.

Horários mais indicados
Para evitar o grande fluxo de pessoas, os melhores horários para a visita são às 8h, logo na abertura, e após as 12h. Os ingressos devem ser adquiridos com antecedência, reservando a data e horário, pelo site oficial cataratasdoiguacu.com.br.
Atividades especiais
Entre 19 e 23 de novembro, o parque receberá uma programação artística especial. Assim, no Centro de Visitantes, os visitantes poderão conhecer a feirinha de produtores locais, das 9h às 17.
No dia 19 de novembro, começa também a exposição fotográfica “Pelos Mares do Mundo”, do oceanógrafo, fotógrafo e cinegrafista submarino Marcelo Skaf. O autor, com mais de 4,5 mil mergulhos em três décadas, transforma observação em contemplação e natureza em arte, convidando o espectador a uma reflexão sobre o papel na proteção dos ecossistemas. E ainda mais, ele também é especialista em gestão e governança da visitação em parques naturais.

Já no Espaço Usina, estará em cartaz a mostra “Orisà – Ancestralidade em Forma de Arte”, do artista plástico Babá Renato Murad. Logo, no dia 23, o espaço também receberá uma oficina de aquarela aberta aos visitantes. E ainda mais, a feirinha e as atividades no Espaço Usina integram a programação do I Festival de Valores Culturais da Natureza no Parque Nacional do Iguaçu.
Início da Programação de Natal
No domingo, dia 23 de novembro, a Urbia+Cataratas, concessionária responsável pela visitação no Parque Nacional do Iguaçu, dará início à programação de Natal na unidade de conservação. Assim, uma apresentação musical de abertura está marcada para às 10h, no primeiro mirante da Trilha das Cataratas, já inclusa no ingresso dos visitantes. Então, a programação de Natal irá até o dia 26 de dezembro e incluirá apresentações que enriquecerão a visita ao Patrimônio Mundial Natural.

Pedale no Parque
Uma forma ainda mais imersiva de conhecer o Parque Nacional do Iguaçu é realizar o passeio de bicicleta. Além de ampliar a conexão com a natureza, essa escolha permite ao visitante seguir no seu próprio ritmo, sem a necessidade de aguardar o embarque nos ônibus internos. Além disso, é possível entrar no parque com bicicleta própria ou alugar uma nas estações do serviço Bike Iguaçu, localizadas no Centro de Visitantes, no Caminho das Bananeiras e no início da Trilha das Cataratas. Assim, a locação também pode ser realizada antecipadamente pelo site oficial.

Atividades imersivas
Como a visitação tende a aumentar durante o período, os visitantes podem personalizar a visita, incluindo atividades para além da Trilha das Cataratas, que tradicionalmente concentra o maior número de pessoas. Outras trilhas oferecem a possibilidade de pedalar ou caminhar em meio à mata conservada, como a da Canafístula (2,2km), o Caminho das Bananeiras (2,6km) e o Caminho do Poço Preto (19,2km).
Além dessas trilhas, o Circuito São João (2,8km), com serviços de alimentação, bebidas e sanitários no Espaço Usina, também convida para uma caminhada e contemplação histórica e da natureza. Logo, todos esses passeios estão inclusos no ingresso regular e estão disponíveis durante o horário de funcionamento do parque, além de garantirem um contato único com o Patrimônio Mundial Natural.
Almoce no parque
Outra dica é chegar próximo às 12h, evitando horários da manhã com maior fluxo de pessoas. A chegada nesse horário permite almoçar no parque, com duas opções: o Restaurante Cocar, com buffet à quilo, logo na entrada do atrativo, antes do passeio, ou o Restaurante Canoas Mirim, com serviço de buffet livre, ao final da Trilha das Cataratas. Ambos atendem das 12h às 16h.
Moradores das cidades lindeiras ao parque têm desconto — Os habitantes das cidades vizinhas ao parque têm desconto de 80% no valor do ingresso. Os municípios são: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Capanema. Logo, é necessário apresentar comprovante de residência para utilizar o benefício.
Como comprovação são aceitos diversos documentos: carteirinha de estudante válida com foto, carteira de trabalho, título de eleitor, conta de água, conta de luz e conta de telefone fixo e/ou móvel pós-pago. Lembrando que os documentos devem ser nominais e individuais. Assim, consulte mais informações: https://cataratasdoiguacu.com.br/ajuda-e-cuidados/passe-comunidade/.

Conheça o Clube Quintal de Casa
Além do desconto no ingresso, agora os moradores têm mais uma opção para visitação. Adquirindo o Clube Quintal de Casa, disponível presencialmente no Centro de Visitantes, é possível acessar o parque todos os dias do ano, somente apresentando o cartão do clube e um documento com foto. Acesse o regulamento: https://cataratasdoiguacu.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Regulamento-Clube-Quintal-de-Casa.pdf

Sobre o Parque Nacional do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), conta com a gestão de visitação turística da concessionária Urbia+Cataratas. Reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, é referência internacional em turismo sustentável. Além disso, é considerado a principal atração do Brasil e da América Latina, segundo usuários do Tripadvisor no prêmio Best of the Best 2025.
Créditos das imagens:
Cataratas do Iguaçu: Nilmar Fernando
Visitação, trilhas e Bike Iguaçu: Divulgação Urbia+Cataratas/Eagle Eye Company.
Mais informações
@cataratasdoiguacu
www.cataratasdoiguacu.com.br