Meia das Cataratas promoveu esporte e conexão com a natureza

A 15.ª edição da corrida reuniu três mil corredores no cenário da Maravilha Mundial da Natureza

Promovendo esporte e saúde em conexão com a natureza do Parque Nacional do Iguaçu, neste domingo foi realizada a 15.ª Meia Maratona das Cataratas e o Desafio 8K das Cataratas. A corrida, que já é tradicional do calendário esportivo, reuniu três mil atletas de oito países e 326 cidades em Foz do Iguaçu.

Os corredores e acompanhantes chegaram antes de o Sol nascer para participar do evento. O clima mais ameno não afastou a animação dos participantes. Familiares e amigos puderam acompanhar e torcer pelos atletas em um espaço especial com arquibancada, ao lado da largada e chegada da prova.

Dos participantes, a maioria foi de corredores brasileiros. Entre os oito países presentes, os vizinhos da fronteira, Paraguai e Argentina, foram os mais representativos. A corrida também contou com atletas que viajaram o mundo para correr nas Cataratas do Iguaçu, vindos da Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Colômbia e Austrália.

O primeiro a cruzar o percurso dos 21km foi Derlys Ayala, do Paraguai, que ganhou a prova pelo segundo ano consecutivo. “É uma meia maratona muito especial pelo circuito, o parque especialmente. É caracterizada pelas paisagens, a umidade e o trajeto bem pesado. Isso para nós é uma enorme honra poder competir e ainda mais ter ganhado o segundo ano. Espero voltar no próximo.”

Representando as mulheres, a campeã dos 21km foi Maria Jose Sotelo, de Ciudad del Este, Paraguai. “A corrida no parque é algo que gosto muito. Eu sou corredora de trial, então gosto muito das subidas e descidas, então esse circuito é algo que queria, é um presente, minha primeira Meia das Cataratas. Essa atmosfera me faz desempenhar e me exprimir ao máximo.”

Na edição do Desafio 8K das Cataratas, o vencedor foi Marcos da Silva Suzarth, de Foz do Iguaçu. “É único correr em casa, moro aqui há 18 anos. Foi uma vitória linda, o percurso é maravilhoso! Correr no parque não tem igual. Quero agradecer a minha família, a Deus e ao Instituto de Atletismo de Foz do Iguaçu. Espero voltar para essa experiência.

A ganhadora do Desafio 8K das Cataratas foi Elaine Vieira Cardoso Quintão, de Minas Gerais. “Foi um desafio para mim, porque estou acostumada a correr na minha cidade. No caminho, senti o peso da prova e foi desafiante, mas eu superei. Eu tô muito feliz, vale a pena todo esforço, toda dedicação. Todo momento de queda, eu pensava nos meus filhos, deixei eles em Minas Gerais. Muita dedicação, mas valeu muito a pena.”

Para Munir Calaça, diretor da Urbia Cataratas, a corrida é uma inspiração. “Primeiramente, agradeço a todo o nosso time pelo planejamento e pela execução. Foi uma execução perfeita. Só elogios, e isso nos coloca em outro patamar, principalmente para esse evento que a gente tem uma expectativa de torná-lo mais internacional do que ele é. O dia de hoje ficou marcado, nós estamos preparados para isso, para uma prova internacional.

José Ulisses, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, revela a importância do evento. “Esporte na natureza é uma possibilidade de aumentar o interesse da sociedade em relação à existência das áreas protegidas. Então, quando a gente tem atividades humanas, atividades culturais, aumenta o interesse das pessoas pela proteção desse lugar, pelo amor que se tem pelo Parque Nacional do Iguaçu. Então é muito nesse sentido de entender que existem possibilidades de associar a conservação ambiental com as atividades esportivas. Então a gente recebe com muita alegria a maratona.

Próxima edição – A 16.ª Meia Maratona das Cataratas já tem data definida para 2025: será no dia 18 de maio. Após a edição histórica da 15.ª, a organização promete um evento ainda melhor, aliando natureza e esporte no Parque Nacional do Iguaçu. Inscrições e mais informações em breve.

Fotos oficiais – As fotografias dos atletas correndo com o cenário natural do Parque Nacional do Iguaçu estão disponíveis no site da Fotop: fotop.com.br. Registros encantadores de toda a experiência dos corredores, com muitos sorrisos e dedicação dos participantes.

Ação solidária – Para ajudar as vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o parque promove uma ação solidária com a doação de itens, como alimentos e roupas, pelos participantes da corrida e visitantes da unidade. O local de arrecadação é o Centro de Visitantes do parque até o dia 12 de maio.

Carbono Neutro – Colaborando com a preservação do planeta e a redução dos impactos do aquecimento global, a 15.ª Meia das Cataratas é um Evento Carbono Neutro, por meio da aquisição de créditos de carbono validados pela ONU. Consiste na neutralização de toda a emissão de gases da prova pela compra desses créditos de carbono. A redução do impacto também aborda novas medidas a ser adotadas, com plano de ajustes operacionais para a realização do evento em Carbono Neutro.

Realização – A 15.ª edição da Meia Maratona das Cataratas é uma realização da Urbia Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio. O evento é patrocinado pelo Fundo Iguaçu, Nissei, com apoio do Shopping Catuaí Palladium, Hoahi, CCR, Polina, Sferriê, Ambev, Limber, Trilha D’água, Helisul, Mr. Coco, Itaipu Diesel e Arcor, juntamente com a promoção da RPC.

Créditos de fotografia
Aérea: Marcos Labanca
Pódio: Luciano Xavier
Percurso: Edison Emerson
Em frente as Cataratas: Nilmar Fernando

Acompanhe nas redes sociais:
Instagram
Facebook
Twitter
Ingressos

Compartilhe com seus amigos:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Como você avalia este conteúdo?

Você também pode gostar ...