Horário ampliado e experiências durante as férias. Temporada de verão no Parque Nacional do Iguaçu tem horário ampliado e experiências que começam no amanhecer e só terminam depois do sol se pôr
Com horário ampliado, trilhas e novos programas, visitantes precisam de mais de um dia para vivenciar o Parque nas férias
O verão no Parque Nacional do Iguaçu, casa das Cataratas do Iguaçu e Patrimônio Mundial Natural, começa com novidade para os visitantes. Entre 20 de dezembro e 31 de janeiro, período oficial da alta temporada, o parque abrirá a partir das 8h, assim, oferecendo uma hora extra por dia para quem deseja aproveitar o destino sem pressa e com conforto. Mais de 340 mil pessoas devem visitar o atrativo neste período.
A ampliação do horário chega no momento em que o parque vive sua fase mais completa de experiências. Com novas trilhas, ciclovia pavimentada, atividades de amanhecer e pôr do sol, astroturismo, restaurantes renovados, bem como, áreas requalificadas e programação especial, o parque se consolidou como um destino completo.

“Hoje, para aproveitar todas as atrações, é recomendado mais de um dia. Investimos em estruturas para que cada visitante descubra novas formas de se conectar com este lugar, seja pedalando entre árvores centenárias, contemplando o amanhecer diante das Cataratas ou olhando para o céu noturno guiado pelos saberes ancestrais. Nosso compromisso é oferecer experiências autênticas, emocionantes e acessíveis, sempre com o mais profundo respeito pela natureza”, afirma Mario Macedo Junior, CEO da Urbia+Cataratas.

Horário ampliado para mais contemplação
Segundo a o CEO da Urbia+Cataratas, responsável pela gestão turística do parque, a abertura antecipada atende à demanda crescente de visitantes que buscam aproveitar melhor o verão nas Cataratas. “O horário ampliado permite mais tempo de contemplação, reduz picos de fluxo e melhora a experiência de quem chega cedo para conhecer as trilhas, fazer passeios de bicicleta ou simplesmente apreciar a energia da floresta”, explica.

A unidade de conservação também informa que funcionará nos feriados de Natal (25 de dezembro) e Ano Novo (1.º de janeiro), mantendo o horário estendido das 8h às 16h. Dessa forma, a expectativa é que mais de 340 mil visitantes passem pelo Parque Nacional do Iguaçu passem durante a temporada de verão e férias, que vai até o final de janeiro.
Diversão e contato com a natureza
Além das belezas naturais das Cataratas do Iguaçu, o parque oferece cinco trilhas para caminhadas e uma ciclovia, totalmente pavimentada, que convidam o visitante a se aprofundar na biodiversidade da Mata Atlântica, conectando-se à energia da floresta e ao som das quedas d’água. Além disso, dois novos restaurantes proporcionam aos frequentadores diversas opções gastronômicas.

Roteiros alternativos levam o turista a contemplar as cataratas ao amanhecer, com o serviço de café da manhã; ou saborear um drinque com o sol se pondo atrás das quedas d’água. E ainda mais: com um dos céus noturnos mais puros do Sul do Brasil e com baixa poluição luminosa, o Parque Nacional do Iguaçu passou a receber atividades noturnas de astroturismo. Logo, possibilita a visualização dos astros guiada por um astrônomo que aborda a interpretação do céu pelos guaranis, povo originário da região.

Ingressos adiantados garantem o conforto — Para quem deseja otimizar o tempo e entrar mais rapidamente no parque, a orientação é adquirir o ingresso antecipadamente pelo site oficial, que, dessa maneira, disponibiliza atendimento exclusivo para quem compra online. Ainda assim, seguem disponíveis as bilheterias e os terminais de autoatendimento no Centro de Visitantes.
Serviço – Alta Temporada no Parque Nacional do Iguaçu
Período: 20 de dezembro a 31 de janeiro
Horário: Abertura às 8h
Funcionamento nos feriados: das 8h às 16h
Ingressos antecipados: https://cataratasdoiguacu.com.br/
Obs.: para as programações especiais, é necessário ingresso à parte. Consulte os valores e opções diretamente no site.