Atenção: Ingressos somente online. Clique aqui

É Foz do Iguaçu com sua energia singular nas Olimpíadas de Tóquio

O Brasil estava muito bem representado nas Olimpíadas de Tóquio. Entre os mais de dez mil participantes no maior evento esportivo do planeta, havia 300 atletas brasileiros no Japão, e entre eles estavam dois que treinam em águas iguaçuenses: Pedro Gonçalves, ou Pepê, como é chamado, e Ana Sátila. Ambos são atletas do esporte de descida nas corredeiras, canoagem slalom – Pedro no caiaque e Ana em duas categorias, caiaque e canoa.

Créditos fotografia: Kiko Sierich

Os dois treinam esse esporte desde criança. Ana mudou-se para Foz do Iguaçu em 2012, aos 16 anos, mesmo ano e idade em que foi a integrante mais jovem da delegação brasileira nas Olimpíadas de Londres. Pepê participou pela primeira vez nas Olimpíadas do Rio, em 2016, obtendo o melhor resultado para um atleta brasileiro na história, a sexta colocação.


Créditos fotografia: Kiko Sierich

Foz do Iguaçu é a principal cidade no país para treinamento dos atletas de canoagem. Os treinos e algumas competições são realizados no Canal de Itaipu, localizado na Itaipu Binacional, maior usina hidrelétrica em produção de energia limpa e renovável do planeta. A cidade iguaçuense é casa da seleção brasileira e possui projetos sociais visando ao desenvolvimento de novos atletas, com o apoio da Itaipu Binacional.

Pepê Gonçalves e Ana Sátila já navegaram com os próprios caiaques nas águas do Rio Iguaçu, que forma as Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza, e encontra o Rio Paraná em frente ao Marco das 3 Fronteiras, o lugar mais charmoso de Foz do Iguaçu. Cenário lindíssimo e que rende fotos maravilhosas do esporte, como estas feitas pelo fotógrafo Kiko Sierich.


Créditos fotografia: Kiko Sierich

Para o jornal Folha de S.Paulo, Ana relatou em diário os últimos meses preparatórios antes das Olimpíadas. De Foz do Iguaçu foi para República Theca e Eslováquia para treinamento, aperfeiçoamento e competições com outros atletas de alto nível mundial. Antes de viajar para Tóquio, retornou para Foz e, entre outros compromissos, encontrou o conforto de sua família.


Créditos fotografia: Kiko Sierich

Quando embarcou para o Japão, Ana estava com as energias renovadas pelo maior conjunto de quedas d’água do mundo. Ela tinha visitado as Cataratas do Iguaçu, e as boas lembranças das fotografias, de casa, motivaram-na para a competição. Consigo carregava as imagens que fez nas Cataratas e que guardava com carinho no celular. Ana foi a primeira atleta do Brasil a chegar a Tóquio.


Créditos fotografia: Kiko Sierich

Ela diz que estava confiante e preparada como nunca para as Olimpíadas. A Maravilha Mundial da Natureza emana boas energias. Ana Sátila foi a primeira brasileira a disputar uma final olímpica na canoagem slalom, resultado histórico para o Brasil. Desejamos toda a positividade das Cataratas para a preparação rumo a 2024.

Acompanhe as Cataratas do Iguaçu nas redes sociais:
Instagram
Facebook
Twitter
Telegram

Compartilhe com seus amigos:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Como você avalia este conteúdo?

Você também pode gostar ...