Acompanhe as úlTImas notícias
do parque nacional do iguaçu

Dia Nacional da Mata Atlântica

No Dia Nacional da Mata Atlântica, conheça o Parque Nacional do Iguaçu, unidade de conservação do bioma
O Parque Nacional do Iguaçu é guardião e um remanescente dessa floresta no país e da vida que vibra preservada.

O início da vida está no verde, se esconde nas folhas e raízes, que quando observadas com atenção, revelam formas, cores e sons. Assim, a floresta que resiste celebra sua força nas flores, no canto dos pássaros e nos passos tranquilos dos animais na mata preservada.

No dia 27 de maio, celebra-se o Dia Nacional da Mata Atlântica, data que homenageia a Carta de São Vicente, escrita por Padre Anchieta em 1560, onde ele descreve a exuberância da floresta nas Américas. Um retrato que hoje, 460 anos depois, é bem diferente: esse bioma que chegou a cobrir 13% do território brasileiro, ocupa agora apenas 11,7% da sua extensão original.

Com 92% de sua área localizada no Brasil, a Mata Atlântica se estende por 17 estados, e abriga importantes remanescentes como o Alto Paraná, logo, onde está localizado um verdadeiro símbolo da conservação: o Parque Nacional do Iguaçu, Patrimonio Mundial Natural e lar das Majestosas Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza.

Manter a floresta de pé

A Mata Atlântica está entre os cinco biomas mais ricos em diversidade biológica do mundo, fonte de água para 60% da população brasileira. Além disso, controla o clima, protege encostas, permite pesquisas e abriga diversas espécies de fauna e flora. Conservar a Mata Atlântica vai muito além de manter as árvores em pé. Cuidar da floresta significa colaborar com equilíbrio climático, a conservação da biodiversidade e a segurança hídrica para milhões de pessoas.

O Parque Nacional do Iguaçu, com mais de 170 mil hectares de floresta conservada, é uma das maiores áreas contínuas de Mata Atlântica no Brasil. E dessa forma, também protege espécies ameaçadas, como a onça-pintada. Assim, a unidade é um exemplo vivo de como o turismo sustentável pode andar junto a conservação ambiental e o bem-estar do ecossistema.

Estima-se ainda que mais de 550 espécies de aves, 120 de mamíferos, 635 espécies de borboletas, 79 de répteis e 55 de anfíbios possam ser encontradas no Patrimônio Mundial Natural. Sua importância vai além do contexto ambiental e se reflete na economia, no desenvolvimento e nas relações sociais das cidades, entre muitos outros aspectos.

Viaje com propósito

Este dia serve para valorizar esse bioma tão fragmentado no país, mas que resiste, mostrando que a floresta preservada é um passo em direção a um futuro mais sustentável para todos. Então, já pensou em fazer sua próxima viagem com um propósito? Visite o Parque Nacional do Iguaçu!

Compartilhe com
seus amigos

outras
notícias

fale com a gente

buscar no site