Mais de 1.200 alunos das APAEs do Paraná visitaram as Cataratas do Iguaçu. Participantes das Olimpíadas Especiais, realizadas em Foz do Iguaçu na última semana, conheceram o Parque Nacional do Iguaçu como parte da experiência na cidade
Mais do que um atrativo turístico e uma unidade de conservação, o Parque Nacional do Iguaçu é um espaço para conhecimento e educação ambiental, bem como um importante elo entre as pessoas e a natureza e ambiente de integração social. Nesse sentido, o parque recebeu 1.247 atletas participantes da XXIII Olímpiadas das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Organizado pela Federação das APAEs do estado, o evento reuniu alunos de todo o Paraná para disputas esportivas, como futsal, tênis de mesa, atletismo, basquete e xadrez, em Foz do Iguaçu, entre os dias 25 e 29 de agosto. Enquanto não estavam participando dos jogos, os atletas foram divididos em 34 turmas, de 30 delegações de diferentes cidades paranaenses para realizar o passeio.
As Olímpiadas da Apae
A APAE hoje é a maior rede para a garantia de direitos a pessoas com deficiência intelectual e múltipla, para assim, promover a educação e vida comunitária. Os atletas conheceram o Patrimônio Mundial Natural, para além da celebração do esporte e superação. Eles completaram a experiência na cidade com a visita às Cataratas do Iguaçu, contribuindo para a sua integração social.

“É uma experiência incrível. Estamos vendo uma das Sete Maravilhas do Mundo, e poder trazer nossos alunos é gratificante, a gente realiza sonhos. Agradecemos imensamente todos que participaram do projeto”, explicou o coordenador do Conselho Regional da APAE em Francisco Beltrão, Juliano da Veiga. Dessa forma, a visita dos alunos aconteceu via pela diretoria da associação em Foz do Iguaçu, e as cortesias de ingresso, cedidas pela Urbia Cataratas.
“É muito emocionante, a gente só via as Cataratas pelo jornal. Agora, pude vir e ver pessoalmente”, comemorou a atleta Sabrina Siqueira.

Acessibilidade
Hoje, o parque recebe cerca de dois milhões de visitantes por ano, e por isso, acessibilidade é um fator essencial para a experiência de todos. Sendo assim, os principais mirantes contam com rampas e elevadores que permitem às pessoas com dificuldade de locomoção acessar a passarela com vista para a Garganta do Diabo.


Para cadeirantes, os sanitários são equipados com barras de apoio, e os ônibus de transporte interno possuem plataforma operada por profissionais capacitados. Quem preferir conhecer sobre duas rodas, encontra no Bike Iguaçu, serviço de locação de bicicletas, que por isso, contam com a opção de handbike, para pedalar com as mãos na Ciclovia das Cataratas, cercada pela exuberância da Mata Atlântica. Já para pessoas com deficiência visual, os quiosques oferecem cardápios em braile, promovendo mais autonomia durante a visita.

As equipes de atendimento ao visitante recebem treinamento específico para acolher pessoas com deficiência. Além disso, abafadores de ruído são disponibilizados para autistas com hipersensibilidade a sons intensos, como o das Cataratas do Iguaçu.
Para o CEO da Urbia Cataratas, Mario Macedo Junior, a visita das APAEs simboliza a importância da inclusão para que todos conheçam o local de maneira significativa. “Receber esses atletas traduz o que planejamos para o parque. Que seja um espaço em que todos se sintam bem-vindos, queremos tornar a experiência ainda mais acessível e encantadora”, ressaltou.

Os atletas vieram de todo o Paraná, acompanhados dos conselhos das APAEs das cidades de: Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Figueira, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Loanda, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Santo Antônio do Sudoeste, Toledo, Ubiratã, Umuarama e União da Vitória.

Sobre o Parque Nacional do Iguaçu
O Parna Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal, com a gestão da visitação turística realizada pela concessionária Urbia Cataratas S.A. É um Patrimônio Mundial Natural, lar de uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza e referência internacional em turismo sustentável.
Crédito das imagens:
Grupos de visitantes: Conselhos regionais das Apaes no Paraná.
Ônibus com vista para as Cataratas: Marcos Labanca
Rampa Porto Canoas e pessoa com cadeira de rodas no mirante: Urbia Cataratas/Parque Nacional do Iguaçu.
Mais informações:
cataratasdoiguacu.com.br
[email protected]
Urbia Cataratas/Parque Nacional do Iguaçu