Atividades gratuitas marcaram os 87 anos do Parque Nacional do Iguaçu
Visitantes aproveitaram atrações em comemoração ao aniversário da unidade de conservação no último sábado.
O Parque Nacional do Iguaçu comemorou 87 anos de criação no último sábado, 10 de janeiro, com uma programação especial que integrou visitantes, parceiros e comunidade em ações educativas, culturais e de bem-estar. Dessa maneira, a data reforçou a importância da conservação e a conexão entre pessoas e a natureza. O dia chuvoso não espantou os quatro mil visitantes que conheceram as Cataratas do Iguaçu, e assim, aproveitaram para participar de atividades inclusas no ingresso.
A celebração dos 87 anos do Parque Nacional do Iguaçu reuniu visitantes, moradores e parceiros em um dia inteiro dedicado à natureza. Além disso, a programação aproximou-os da cultura local e reconhecimento da importância dessa unidade de conservação para o Brasil e o mundo.

Programação inclusa no ingresso
Ao longo do dia, os visitantes puderam aproveitar a programação distribuída pelo Centro de Visitantes, Espaço Porto Canoas, Espaço Usina e Escola Parque. Logo, entre as atrações gratuitas, estiveram a Feirinha do Parque, pintura facial, apresentações musicais, exposições interativas e oficinas de pintura em aquarela. Com isso, as atividades movimentaram famílias, crianças e adultos em um clima de celebração.

Reativação da Escola Parque
Um dos destaques foi a ativação da histórica Escola Parque, espaço de ensino dos antigos moradores da unidade, que se transformou, novamente, em ambiente de aprendizagem. Dessa maneira, o local recebeu exposições sobre a história da unidade de conservação, acervos arqueológicos e da megafauna iguaçuense. E ainda mais atividades de educação do público infantil, com colagens, pinturas e jogos sobre a importância da fauna e flora se realizaram no espaço.

A programação também contou com a apresentação do PELD (Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração), aproximando pesquisadores e visitantes dos estudos científicos realizados no parque. Além disso, a Experiência Frutos do Iguaçu levou ao público o conhecimento sobre frutos nativos e sua relevância para a biodiversidade e cadeias produtivas locais, com degustação de produtos. Assim, a arte esteve presente por meio da exposição Entre Fios e Florestas, composta por obras em string art que traduzem vivências de gestão ambiental e conservação.

Aula de ioga
Complementando a programação, o Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel promoveu uma aula de ioga. Os participantes ainda puderam degustar sucos naturais elaborados com frutos nativos, em parceria com o projeto Frutos do Iguaçu.

Feirinha do Parque agora é semanal
A feirinha do Parque Nacional do Iguaçu no Centro de Visitantes com artesãos e pequenos produtores locais agora será realizada em todos os sábados de 2026. O anúncio foi feito pelo CEO da Urbia+Cataratas, Mario Macedo Junior, durante a cerimônia em comemoração ao aniversário.

Toda semana, 20 artesãos moradores das cidades vizinhas ao Patrimônio Mundial Natural mostrarão e comercializarão seus produtos aos visitantes da unidade de conservação. A ação é uma iniciativa da concessionária Urbia+Cataratas em apoio à comunidade e pela valorização da cultura local. Fabricantes interessados em expor seus produtos devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] para realizar cadastro. Todos passam por análise de viabilidade da concessionária.
Sobre o Parque Nacional do Iguaçu
Reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, o Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tem sua visitação turística gerida pela Urbia+Cataratas. O destino é referência internacional em turismo sustentável e foi eleito, pelo Tripadvisor Travelers’ Choice Best of the Best 2025, a principal atração turística do Brasil e da América Latina.

Crédito das imagens: Urbia+Cataratas/Eagle Eye Company
Mais informações:
[email protected]
cataratasdoiguacu.com.br