Bicicleta elétrica é nova opção de passeio no Parque Nacional do Iguaçu. Novidade alia comodidade do visitante com experiência imersiva e contato com a natureza única do Patrimônio Mundial Natural
O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural e lar das majestosas Cataratas do Iguaçu, agora oferece a locação de bicicletas elétricas para passeio. Ou seja, a novidade chega para complementar as opções do Bike Iguaçu, serviço de aluguel de bicicletas para transporte pela unidade de conservação que já operava com modelos convencionais em junho.

O parque oferece mais uma opção de contato com a natureza e a biodiversidade da unidade de conservação para turistas e moradores que querem uma atividade enriquecedora no destino, mas não possuem bike no momento da visita.
Assim, é possível conhecer as belezas do Parque Nacional do Iguaçu com mais tempo e tranquilidade, contemplando cheiros, sons e paisagens da Mata Atlântica.

Novo modelo
Assim, as e-bikes , ou bicicletas elétricas, exigem menos esforço físico e atraem ciclistas e turistas que, de outras formas, seriam inativos. Além disso, oferecem a oportunidade de pedalar por períodos mais longos e percorrer distâncias maiores. Mesmo que facilitem o passeio, o uso delas é permitido apenas na Ciclovia das Cataratas.

Como funciona a locação?
Os visitantes podem escolher entre períodos de duas, três ou quatro horas de locação, de acordo com o roteiro desejado. Além disso, para prolongar a experiência, há opção de tempo extra. Contudo, o uso das bicicletas deverá respeitar o horário de funcionamento do parque. A permanência em trilhas é caminhos é permitida 9h às 17h.
As bicicletas poderão ser alugadas ou devolvidas em três pontos: no Centro de Visitantes, no início da Ciclovia das Cataratas; no espaço receptivo do Caminho das Bananeiras, próximo ao Macuco Safari; e no início da Trilha das Cataratas, primeiro mirante perto do hotel. Assim, se o roteiro do passeio for alterado, ou o visitante quiser descansar, ele poderá devolver o equipamento nesses pontos. Dessa forma, é possível continuar a visita com o serviço de transporte interno da unidade de conservação.

Visite o parque de bicicleta
O Parque Nacional do Iguaçu oferece diferentes caminhos, dependendo da experiência desejada. A Ciclovia das Cataratas, que vai do Centro de Visitantes até o início da Trilha das Cataratas, é uma opção para quem deseja chegar até uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza já em contato com a energia da Mata Atlântica, num trajeto imersivo e próprio para o uso das bikes convencionais e elétricas.
Três outros caminhos têm o acesso permitido a pé ou com bikes convencionais. O Caminho do Poço Preto possui 18,5km de percurso total, rico em biodiversidade, para quem preferir uma aventura mais longa em meio à floresta nativa.
Logo, o Caminho das Bananeiras conta com apenas três quilômetros de distância e é uma experiência leve para quem deseja aproveitar o dia no Parque e realizar mais atividades além da visita às Cataratas, ideal para conexão com a natureza. E, para finalizar, a Trilha da Canafístula é um percurso alternativo e encantador de 2,2km, que conecta o visitante a um pedaço preservado e pouco conhecido do parque.

Dicas para o seu pedal
As trilhas e caminhos do Parque Nacional do Iguaçu são autoguiadas e estão inclusas no ingresso de entrada. No entanto, algumas dicas garantem um passeio seguro e cheio de experiências positivas. A primeira delas é levar água, usar capacete e roupas apropriadas e confortáveis.
Durante o trajeto, mantenha-se nas trilhas demarcadas, transite apenas nos locais permitidos, respeite o limite de velocidade e fique atento a pedestres, as placas de localização orientativas e à vida selvagem. Uma pedalada consciente garante um passeio agradável sem imprevistos. É possível reservar a bicicleta e o serviço pelo site oficial: cataratasdoiguacu.com.br. Para programar sua visita, veja o Mapa da Ciclovia.

Sobre o Parque Nacional do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal e conta com a gestão de visitação turística da concessionária Urbia Cataratas S.A. É um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e referência internacional em turismo sustentável.
Quer receber em primeira mão as novidades do Parque Nacional do Iguaçu? Participe do grupo oficial no WhatsApp e fique por dentro de notícias, lançamentos, atualizações sobre funcionamento, vazão das Cataratas do Iguaçu e tudo o que envolve a visitação ao parque. Acesse https://chat.whatsapp.com/DF6eKBZTcc1C4hOgDnPwyM
Imagens: Divulgação Urbia Cataratas/Parque Nacional do Iguaçu
Mais informações
[email protected]
cataratadoiguacu.com.br