Atenção: Ingressos somente online. Clique aqui

Poesia visual transforma cenário das Cataratas

Conhecer ou revisitar o maior conjunto de quedas d’água do mundo, no Parque Nacional do Iguaçu, é sempre uma experiência repleta de conexões e inspirações. Entre milhares de pessoas que caminham pelas trilhas, o parque recebe visitantes que – por meio de seus talentos, seja cantando, dançando ou fotografando – expressam percepções únicas dessa Maravilha Mundial da Natureza. Já imaginou as águas das Cataratas do Iguaçu em um movimento inverso?

Os visitantes Carlos Cezare, Isabele Ferreira, Karina Paukowski e Marcos Labanca, apaixonados pelas Cataratas, juntaram-se com uma ideia e criaram um vídeo poético que une dança, teatro, técnicas de cinema e conexão com a natureza. A produção Cataratas da Isabele, realizada em plano-sequência, chama a atenção pela delicadeza dos sons e movimentos em uma fotografia magnética no “quintal de casa” dos iguaçuenses. Assista!

O resultado do trabalho nos apresenta a jornada de uma visitante pela Trilha das Cataratas, encantada com a natureza da unidade de conservação, indo de encontro com as majestosas quedas do Iguaçu, que jorram ao contrário. O diretor e roteirista Carlos Cezare disse que a escolha para filmar em plano contínuo – técnica popularizada nos anos 1940 e sempre reconhecida pela academia – partiu de uma inquietação própria.

“Tenho um pouco daquele pensamento dos cineastas dos anos 50, de que só é preciso uma ideia na cabeça e uma câmera na mão. Aqui eu queria inverter o curso do maior conjunto de quedas d’água do mundo, e a ideia surgiu como uma dança em uma jornada envolvente e reveladora”, afirmou o diretor.

A bailarina Isabele Ferreira, que divide o protagonismo do filme com as Cataratas do Iguaçu, contou como estava o clima nos bastidores e qual a maior dificuldade na produção: “Foi muito divertido, uma experiência muito incrível. Só de estar nesse lugar já nos atrai uma energia diferente, positiva. Eu nunca tinha feito um trabalho parecido com esse. A parte mais difícil foi gravar tudo ‘de trás para a frente’. Eu tinha que fazer tudo sem olhar, eu estava caminhando, dançando e subindo escadas de costas”, revelou a artista.

Além de se preocupar com a iluminação, a equipe precisava estar sempre atenta para evitar qualquer interferência na cena. “Para gravarmos em plano-sequência e tudo ‘de trás para a frente’, não poderia aparecer ninguém nas trilhas, além da bailarina. Foi uma produção difícil, gravamos bem cedinho, antes do parque abrir para os turistas, e mesmo assim surgia algum detalhe fora do lugar”, declarou Marcos Labanca, responsável pela direção de fotografia do filme. Confira o making of:

Os produtores informam que pretendem continuar com os vídeos e que podemos ficar atentos para as novidades. O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, apoia e incentiva a realização de produções artísticas, locais ou mundiais, que valorizem a cultura e a história da região.

Cataratas de Isabele
Direção, roteiro e edição: Carlos Cezare (@carloscezare)
Bailarina: Isabele Ferreira (@isabeleferreira_)
Direção de fotografia: Marcos Labanca (@marcoslabanca)
Assistente de produção: Karina Paukowski (@karinapaukowski)

Texto: Cataratas/Parque Nacional do Iguaçu

Compartilhe com seus amigos:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Como você avalia este conteúdo?

Você também pode gostar ...