10Jan

Parque comemora 79 anos com música, bolo, exposição e plantio

O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade, completou 79 anos de existência nesta quarta-feira, 10 de janeiro. O dia foi recheado de atividades para celebrar os bons resultados na conservação da biodiversidade e na satisfação das pessoas que visitam o local.

As comemorações iniciaram às 8 horas, com o tradicional corte de bolo, no Centro de Visitantes, com a participação de visitantes, funcionários e autoridades. A programação seguiu com plantio de mudas nativas, no início da ciclotrilha, e abertura da exposição Projeto Carnívoros do Iguaçu, no Espaço Porto Canoas, dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

Para Ivan Baptiston, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, o aniversário é do parque, das pessoas e da humanidade. “Hoje é um dia especial para celebrarmos este lugar que salvaguarda a vida selvagem e que possível é uma das mais belas feições da natureza no mundo. Cada vez mais, as pessoas vão buscar se conectar com lugares como o parque, que possibilita experiências transformadoras com contato direto com a natureza.”

Exposição Projeto Carnívoros do Iguaçu – A mostra destaca a importância da convivência harmônica das pessoas com os Carnívoros do Iguaçu, representado pela onça-pintada, animal símbolo do Parque Nacional do Iguaçu. As últimas estimativas mostraram que o parque tem cumprido seu papel com um aumento na população de onças, que hoje é pouco superior a 20 indivíduos. Embora esse aumento seja muito animador, ainda temos de continuar trabalhando para melhorar a situação dessa e de outras espécies ameaçadas.

Conseguimos potencializar os ganhos ambientais e melhorar os serviços aos nossos visitantes.  “A população de onças-pintadas do Parque Nacional do Iguaçu, animal símbolo da unidade, cresceu cerca de 70%, conforme estudo lançado no último ano de 2017. O resultado é fruto do trabalho internacional dos parques do Brasil e Argentina. E este trabalho estamos compartilhando com nossos visitantes nesta exposição do Projetos Carnívoros do Iguaçu”, destacou Baptiston.

Parceria de sucesso – O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela administração das unidades de conservação do Brasil. Desde o ano de 1999, o Parque Nacional do Iguaçu conta com gestão dos serviços de visitação turística do Grupo Cataratas.

Link para baixar as fotografias: www.flickr.com/photos/cataratasdoiguacu/

Parque Nacional do Iguaçu
www.cataratasdoiguacu.com.br