02Jan

Mais de 1 milhão e 700 mil pessoas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu em 2017

Um milhão 788 mil e 922 pessoas de 166 países se conectaram com a natureza do Parque Nacional do Iguaçu durante o ano de 2017. É a maior visitação já registrada na unidade de conservação. Os brasileiros lideram o ranking com 992.038 visitas. Na sequência dos países com mais representatividade vem, pela ordem, Argentina, Paraguai, França, Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Uruguai, Inglaterra, China e Peru (clique aqui para ver lista completa de todas as nacionalidades e seus respectivos números de visitantes em 2017).

O Iguaçu, que tem como principal atração as Cataratas, é o segundo parque nacional mais visitado do país, ficando em número de visitantes atrás apenas do Parque Nacional da Tijuca (RJ), que recebe mais de três milhões de pessoas por ano. O crescimento da visitação ao Parque Nacional do Iguaçu foi de 15%, com relação ao ano de 2016.

Para Ivan Baptiston, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, unidade de conservação que é um Patrimônio Natural da Humanidade e abriga as Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza, na fronteira entre Brasil e Argentina, o desafio diário da administração é melhorar as experiências dos visitantes e, ao mesmo tempo, zelar e garantir a conservação da biodiversidade.

“Primeiro acredito que as pessoas estão buscando mais lugares que possibilitem experiências transformadoras com contato direto com a natureza. Isto os visitantes encontram no parque com a beleza cênica, na riqueza da floresta, nos passeios e nas vivências que elas experimentam no local. Um segundo ponto é o trabalho que é desenvolvido localmente no parque, servindo ele de infraestrutura, excelente atendimento ao visitante, envolvimento com todos os atores da sociedade, e uma comunicação acertada de tudo isso para o mundo”, afirmou.

Destino para ecoturismo – A visita ao parque é considerada tendência mundial para o ano de 2018, conforme relatórios das maiores plataformas de viajantes do mundo na internet, entre elas o TripAdvisor, Expedia e Skyscanner. A experiência e a avaliação dos viajantes que estiveram no Parque Nacional do Iguaçu durante o ano vão estimular milhares de pessoas, afirmam os portais, que monitoram as escolhas e tendências de turistas no planeta.

Por que é tendência? – A conservação da natureza é apontada pelos viajantes nas plataformas on-line como a melhor experiência, aquela que supera as expectativas, seguida por: cenário encantador das Cataratas do Iguaçu, belas paisagens e interações dentro do parque, magia das Três Fronteiras, encontro dos três países, elegância da cidade, história, popularidade, serviços de qualidade, facilidade de acesso, entre outras observações.

Melhorias – “O ano de 2017 foi um ano espetacular para o Parque Nacional do Iguaçu. Conseguimos potencializar os ganhos ambientais e melhorar os serviços aos nossos visitantes. A população de onças-pintadas do Parque Nacional do Iguaçu, animal símbolo da unidade, cresceu cerca de 70%, conforme estudo lançado neste ano de 2017. O resultado é fruto do trabalho internacional dos parques do Brasil e Argentina”, completou Baptiston.

O aumento da população de onças-pintadas significa equilíbrio. Segundo Ivan, o animal é considerado de topo da cadeia alimentar. “Se aumenta a população de onça, é sinal que o ambiente está equilibrado, ou seja, o parque está com os seus serviços ecossistêmicos perfeitos”, informou.

“Fizemos mais parcerias na região com as comunidades vizinhas ao parque, potencializamos nossa gestão participativa com nosso conselho consultivo e nas relações com as comunidades do entorno, realizamos importantes discussões sobre o plano de manejo, e estamos trabalhando para implementar mais melhorias contínuas”, avaliou o chefe da unidade.

Parceria de sucesso – O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela administração das unidades de conservação do Brasil. Desde o ano de 1999, o Parque Nacional do Iguaçu conta com gestão dos serviços de visitação turística do Grupo Cataratas.

Histórico da visitação anual ao Parque Nacional do Iguaçu

2017: 1.788.922

2016: 1.560.792

2015: 1.642.093